Uso de solo-cal em pavimentação de rodovia
O laboratório de pavimentação da Autopista Fluminense, empresa do grupo Arteris, que tem a concessão de 322 km da rodovia BR-101, no trecho compreendido entre a divisa do RJ com o ES (km 0+000) até a ponte Rio-Niterói (km 322+100) é atuante na obtenção de soluções tecnicamente adequadas para viabilizar economicamente suas responsabilidades na execução de novas obras e manutenção do trecho concedido.
Entre outros trabalhos, acompanhou a solução para a falta de material granular e solos adequados para a execução de grande trecho de pavimentação da rodovia, usando uma mistura de solo-cal. O acompanhamento dessa solução é mostrado no relatório indicado no aqui.
Fique à vontade para compartilhá-lo.
JBanho
Dispositivos de Montagem
Um grande desafio no nosso dia-a-dia é conseguir alternativas aos métodos tradicionais para se fazer algo. Normalmente buscamos uma solução mais barata, ou mais rápida, ou a conjunção destes fatores dentro da melhor técnica.
A experiência na execução do serviço é que molda nossa capacidade de tornar exequíveis tais alternativas.
Um exemplo disso são os dispositivos desenvolvidos pelo eng. Joir Brasileiro, Gestor Operacional de Montagem Eletromecânica, usados nas obras da RNEST - Refinaria Abreu e Lima, Pernambuco. Profissional de vasta experiência, colega neste Projeto, que gentilmente nos permite partilhar com o leitor solução adequada tecnicamente para a colocação de suportes em linhas já assentadas.
FIGURA 1
FIGURA 2
Na figura 1 acima o dispositivo, próprio para uso em estruturas metálicas, está colocado sob a tubulação. Na figura 2 ele foi acionado e permite a colocação do suporte sob a tubulação.
Uma alternativa, quando a tubulação está assentada sob dormentes de concreto é mostrada na figura 3, seguinte.
FIGURA 3